quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A revolta



                                                              
A Cabanagem foi uma revolta ocorrida na então província do Grão-Pará dos anos de 1835 a 1840 durante o período regencial. A revolta foi marcada pelo cenário de pobreza, fome e doenças. O conflito existiu muito devido a irrelevância política a qual a província foi desprezada pelo Príncipe Regente, após a independência do Brasil, a Cabanagem é um dos maiores conflitos já ocorrido na história do país.
Antes da revolta começar, havia uma grande mobilização da província para expulsar as forças reacionárias que desejavam manter a província como colônia portuguesa. Muitos líderes de fazendas sentiam a falta de apoio da política nas decisões do governo, e eles também contribuíram com o clima de insatisfação após a instalação do governo provincial.
A revolta teve início em 6 de janeiro de 1835 quando o palácio do governo de Belém e o quartel foram tomados por cabanos, índios e negros, liderados por Antônio Vinagre. O então presidente da província foi assassinado e instituiu-se um novo presidente, Clemente Malcher, mas logo foi deposto, então sucedeu-se um conflito entra as tropas dele e do líder dos cabanos.
O império então nomeou o barão de Caçapava como o novo presidente da província, com ajuda do governo central bombardeou impiedosamente a cidade de Belém. A deposição dos cabanos do poder foi rápida, mesmo muitos fora do governo continuaram lutando e então o império usou a força militar para sufocar a revolta. Estima-se que cerca de 30 a 40% da população tenha morrido na revolta.
               
                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário